Ascensão da extrema-direita não vai estragar os Jogos Olímpicos, garante presidente da Câmara de Paris

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Amaury Cornu - AFP

A vitória na primeira volta das eleições legislativas do partido de extrema-direita francesa Rassemblement National (RN) não vai estragar o ambiente durante os Jogos Olímpicos em Paris, garantiu a presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, na terça-feira.

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizam entre 26 de julho e 11 de agosto, a presidente socialista da Câmara Municipal de Paris assegurou aos visitantes que o ambiente festivo do evento não será prejudicado pela ascensão do partido de Marine Le Pen nas eleições legislativas antecipadas em França. 

"A festa não vai ser estragada. A festa vai ser linda", disse Anne Hidalgo ao canal France 2, na terça-feira. "Digo aos visitantes de todo o mundo: venham! Porque Paris é uma cidade que defende a liberdade e é uma cidade de resistência", acrescentou.



Na sequência da vitória na primeira volta de domingo do Rassemblement National e dos seus aliados, com 33 por cento dos votos, Anne Hidalgo disse que "temos de fazer tudo o que pudermos para que isso não aconteça". "Porque seria uma catástrofe para o país. Seria uma rendição dos nossos valores", argumentou.

A socialista apelou à mobilização de todos os esforços para bloquear a extrema-direita em toda a parte porque, caso contrário, "não será apenas uma ressaca que teremos a 8 de julho", será "um desastre para o país" e para a imagem do país.

Anne Hidalgo responsabiliza Emmanuel Macron pela turbulência política em França, causada pela dissolução da Assembleia Nacional "por capricho" e convocação de eleições antecipadas. "Ele é evidentemente o principal responsável por este caos", acusou.
pub